Iniciando a caminhada, o projeto, os alicerces do casulo!

Seja bem-vindo. Este espaço não é só meu, é de todas e todos que, assim como eu, estão caminhando e até mesmo ainda (somente) pensando em mudar de vida, de hábitos e pq não dizer de corpo! Vamos trocar idéias, desabafar, contar nossos passos e compartilhar sonhos, angustias e acima de tudo, eu me comprometo a compartilhar tb informações sobre a cirurgia e o passo-a-passo.
Bjs a todos!!

Evolução de Panda a Tigresa!

quinta-feira, 28 de julho de 2011

2ª Reunião + H. Pylori

Entãooo... Terça, dia 26/7, a irmana querida foi pegar o resultado da biópsia da minha endoscopia... e não é que eu tenho a maldiiiitttaaaaaaaa H.PYLORI... ô raiva, ô ódio...ô coisinha...

 O que é o Helicobacter pylori? (é essa coisinha nojentinha e escabelada aí em cima... que nojinho... BLARGHHH!!)

O Helicobacter pylori, também conhecida por H. pylori, é uma bactéria que tem a capacidade de se instalar e sobreviver dentro do estômago, e, em alguns casos, provocar danos a sua saúde. Nestes casos, se não for tratada adequadamente, pode causar maiores complicações ao paciente, como gastrites e úlceras.
Por isso, o H. pylori deve ser eliminado através de um tratamento com medicamentos adequados.

Como esta bactéria é transmitida?
O ser humano é o único portador da bactéria e a sua forma de transmissão não é totalmente conhecida. Sabe-se que as condições precárias de higiene e de saneamento básico estão muito relacionadas com a sua transmissão.

Quais são os principais sintomas?
Foi comprovado que o Helicobacter pylori desencadeia casos de gastrites e de úlceras, piorando os seus sintomas.
Os sintomas são variados e dependem da doença que o paciente tiver, podendo ter dor no estômago, queimação, falta de apetite e a sensação de estômago cheio.

Como deve ser feito o tratamento para eliminar esta bactéria?
O tratamento para eliminação do Helicobacter pylori é simples, mas é necessário que você siga exatamente as orientações do seu médico.
 
Qual é o tratamento ideal para a eliminação do Helicobacter pylori?
O tratamento ideal para o combate ao Helicobacter pylori consiste na utilização de três medicamentos, que são:
Dois antibióticos, que irão eliminar a bactéria do estômago, segundo a literatura médica os mais utilizados são a Claritromicina, a Amoxicilina e o Metronidazol, e uma terceira substância que vai diminuir a produção de Ácido Clorídrico existente no suco gástrico, auxiliando no processo de cicatrização, denominadas de Inibidores da Bomba de Prótons ou IBP.
Segundo a literatura médica o IBP mais utilizado é o Omeprazol.
Os três medicamentos deverão ser tomados a cada 12 horas, conforme a orientação do seu médico.
Por quanto tempo devo fazer este tratamento?
O tempo mínimo necessário para o tratamento é de 7 dias, porém, somente seu médico pode indicar por quanto tempo você deverá fazer o tratamento.
O seu Médico é a pessoa indicada para orientar o tratamento ideal para cada caso.
Como são três medicamentos, quantos comprimidos eu terei que tomar durante o tratamento?
Geralmente são 4 comprimidos que deverão ser tomados a cada 12 horas.
Caso você tenha dificuldade para engolir os comprimidos, tome um por vez, não se esquecendo de nenhum, a cada 12 horas. Isto é muito importante para que o seu tratamento dê certo. Para que o paciente não se esqueça de nenhuma das suas tomadas diárias, é importante anotá-las corretamente.
Por que é importante você não abandonar e nem interromper o tratamento?
É muito importante que o seu tratamento seja realizado de forma correta.
Caso este seja abandonado ou interrompido, você poderá, além de não eliminar a bactéria, permitir que esta crie resistência, dificultando, assim, a sua eliminação e causando maiores danos a sua saúde.
Para que isso não aconteça, leve sempre o medicamento com você, caso você precise se ausentar por uma noite, ou por um período maior.
Durante o tratamento, pode ocorrer efeitos colaterais?
Como todo medicamento, é possível que ocorra algum efeito indesejado. O mais importante é que o paciente não abandone o tratamento sem falar com o seu médico.
Como posso ajudar no meu tratamento?
Além de seguir rigorosamente as orientações do seu médico, aqui vão algumas recomendações úteis para o seu tratamento:
1- Faça 3 refeições diárias, sempre nos horários certos.
2- Faça um "lanche" no intervalo das refeições, principalmente se o intervalo entre elas for longo (uma fruta já é o suficiente).
3 - As fibras vegetais (frutas e verduras) ajudam o seu sistema digestivo a funcionar melhor.
4 - Evite o cigarro.
5 - Evite alimentos gordurosos, frituras ou condimentados.
6 - Bebidas alcoólicas e gaseificadas não fazem bem para o seu estômago. Dê preferência para os sucos naturais.

Achei essas informações maraaa e tirei daqui ó: http://www.drashirleydecampos.com.br/


Sério...fiquei super desanimada, achei que seria a sortuda da vez e pelo menos dessa coisinha aí eu teria me livrado... mas não! Aliás, tosquinha eu! Já deveria ter prestado atenção ao fato de ter gastrite. Broxei de tal forma que nem na reunião queria mais ir. Mas tenho pessoinhas que me 'obrigaram' a ir e me deram o empurrão que faltava pra nao desanimar!!! Vamos aos creditos deste feito: Mana Déa, Shiro Tai (uma luz no fim do tunel, com direito a dedo queimado no fósforo!) e meu amor. E ainda bem que me forçaram a ir. Tudibããããooo a reunião!!! Dei oizinho pra minha psico, quase dei oi pra minha nutri e até vi meu cirurgião sorrir (ele é tão sério!), até achei que ele não tivesse dentes!!!rsrsrsrsrsrsrs
Muito instrutiva, como a primeira, mas achei mais completa, com informações mais concisas e o projetor tava funcionando (da outra vez não rolou!) e as pessoas que nao conheciam a ciru sairam de lá bem esclarecidas, e eu mais certa do que nunca de que é isso mesmo que eu quero pra mim. Aproveitei pra tirar as minhas dúvidas sobre a faixa abdominal e as meias anti-trombo! Meu cardio, dr. Justo, não costuma recomendar como praxe, mas achou ótima a iniciativa de providenciar e usa-las! \o/
Tb anotei coisa bemmm interessantes sobre a perda de peso com a ciru em relação a perda de peso com outros métodos, leia-se dietas e atividades físicas. Definitivamente, quanto mais leio, mais ouço e mais absorvo, quero pra mim, recomendo e to arrebanhando pessoinhas: VIVA A BARIATRICA!!! \o//
Aliás, Cris (namo da minha preta Lu, lá do Rio de Janeiro), me lembrei pencas de ti. Lembrei de ti na reunião! Quanto mais os médicos explicavam e esclareciam as duvidas de todos, mais eu tentava absorver tudo pra depois repassar prá ti!!!
Ando ansiosa com tudo... mas estranhamente mais calma... TENSO 0.o
Tenho médicos e depois conto aqui tudo que rola!!!



 



Ahh sim, beijos as minhas novas amigas que fizeram visitinha no meu canto!!! Na próxima, como todo bom panda, deixo bambuzinhos aqui pra vcs!!! Brigada pela força meninas!^^







2 comentários:

  1. Oie, mana linda do meu coração!!!!!
    Adorei a reunião com a equipe do teu doctor, foi super esclarecedora, deu para tirar algumas dúvidas q eu ainda tinha a respeito do processo de adaptação após a cirur.
    Me emocionei muito com o teu desabafo, esclarecendo o pq dos pqs q vc quer fazer a cirur, cheguei a ficar com um nó na garganta! Só eu sei o quanto deve teve sido difícil p/ vc desabar e falar das tuas angústias e desejos. Isso foi muito bom, pq mostra o qto vc está evoluindo e mostrando o teu amadurecimento, pois até chegar a hora de fazer a "tão amada, idolatrada, salve, salve!" cirurgia tem muuiiito chão pela frente, muito com o q se adaptar. Vc vai ver,até a tua psico vai ficar contente com a tua iniciativa.
    Agora vamos nos concentrar em "exterminar" essa "escabelada" q se instalou no seu estômago! Quando conseguirmos exterminá-la o q vier depois vai ser fichinha!
    Lembre-se...vc não está sozinha...e não vou deixar a tua peteca cair.
    Bjinho da mana q te ama de paixão. \\--//

    ResponderExcluir
  2. tem cura gostaria de saber por que estou com dois meis que nao bebo minha cerveja

    ResponderExcluir