Iniciando a caminhada, o projeto, os alicerces do casulo!

Seja bem-vindo. Este espaço não é só meu, é de todas e todos que, assim como eu, estão caminhando e até mesmo ainda (somente) pensando em mudar de vida, de hábitos e pq não dizer de corpo! Vamos trocar idéias, desabafar, contar nossos passos e compartilhar sonhos, angustias e acima de tudo, eu me comprometo a compartilhar tb informações sobre a cirurgia e o passo-a-passo.
Bjs a todos!!

Evolução de Panda a Tigresa!

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Começando do começo.

Só pra terem uma ideia e dispensando apresentações, meu IMC é 48,35, considerado Obesidade Grau III ou Mórbida. Ou dou um jeito logo e que seja drástico, ou daqui é só ladeira abaixo.

Voltando no tempo, nunca fui uma criança gorda, muito pelo contrario, até os 6-7 anos fui 'bem normal',mas aos 9 anos deu-se a derrocada. Do nada meu corpo passou a absorver tudo o que eu comia e rapidamente nada do que eu fazia parecia adiantar pra queimar o que eu consumia.
Minha mãe numa tentativa desesperada de refrear esse 'processo' e aproveitando que ela mesma estava em processo pra emagrecer com acompanhamento médico, repassou pra mim o que o médico dela passava pra ela, ou seja, além da dieta, eu passei a tomar remédio tarja preta (Isomerid) e entrei numa academia. Confesso que apesar dos contras que o remédio me fez passar (dá pra imaginar os efeitos que esse tipo de remédio faz no organismo de uma criança... nao dá?!), eu tava bem e meu corpo tava mudando, emagrecendo, e minha mãe tava feliz com isso. Sempre muito vaidosa, era complicado pra ela aceitar meus kgs a mais.
Enfim, depois de quase 2 anos nessa rotina, meu corpo começou a mostrar os sinais das 'loucuras' que fiz: os joelhos, principalmente o esquerdo, começaram a mostrar que os exercícíos de alto impacto, nada indicados pra minha idade, eram altamente prejudiciais. Acabei desenvolvendo um deslocamento de rótula que quase crônico, o que mais adiante me levou a ficar imobilizada por quase 1 ano em uma das vezes que isso aconteceu... e foram inúmeras.
Parei com tudo e todos os kga perdidos voltaram, e isso deu início a uma série de tentativas e fracassos, abrangendo métodos, dietas, receitas, médicos... poucos sucessos e muitas frustrações, sempre soluções temporárias pra um problema fixo.
Minha maior perda de peso foi em 2007, através do Vigilantes do Peso, consegui perder 25kgs, e fiquei saudável, frequentei academia e tudo mais... mas com os custos das reuniões semanais e demais gastos, achei que conseguiria fazer em casa e seguir emagrecendo...em vão... Todos os kgs voltaram, e como são totalmente solidários, voltaram muito bem acompanhados, e dos 25kgs perdidos engordei 29ks, em poucos meses.
No início desse ano, desloquei o joelho direito, e o desespero tomou conta. Trabalhando em dois locais, vida movimentada, e o corpo se entregando.
Uma boa notícia: em janeiro recebi um telegrama dizendo que fui convocada pra assumir meu cargo na Secretaria de Saúde do RS, passei num concurso de 2006 e fui chamada só agora...antes tarde do que nunca! Aproveitando os exames solicitados pela médica que fazia meu acompanhamento no posto de saúde, levei os mesmo para a perícia médica para o ingresso. O médico perito contestou, alegando serem saudáveis dmais...solicitou um laudo de algum médico de fora, atestando que eu estava em tratamento para emagrecer e que não representava nenhum risco para assumir o cargo. Fiquei louca com isso, mas marquei consulta com um endócrino, Dr. Rodrigo, que foi um fofo. Expliquei a situação pra ele e saí de lá com o laudo solicitado e com uma receita de Dualid (que eu ja havia tomado tempos atrás).
Comprei cheia de esperanças, e realmente emagreci 11kgs em poucas semanas, mas todos eles voltaram.
Com os dois joelhos comprometidos, costas cansadas, pés que nao aguentam mais tanto peso e auto-estima quase inexistente, ingressei na Secretaria e alguns meses depois, aqui estou, falando do meu passado e torcendo por um futuro melhor.
As únicas coisas que me mantém em pé são o amor incondicional de 2 pessoas: minha mulher, Maju, e minha irmã de coração (27 anos de amizade), Déa. São elas que não me deixam cair.
Minha esposa me enche de elogios, carinho, amor e reafirmação constante d que não tem vergonha de mim. Minha irmã me ajuda a rir dos problemas e é meu colo, meu porto seguro.
Além delas, tenho duas forças que me dão apoio totalmente necessário nessa empreitada: Carol, minha chefa, colega e amiga na ACS da Secretaria e Bel, minha amiga de alguns anos. Essas tb estão na torcida pra que tudo de certo!
Vejo a cirurgia como meu passaporte para a 'normalidade', uma vida saudável, de um dia a dia sem limitações físicas, sem receios de coisas cotidianas que para todos passam despercebidas, mas para quem vive o medo de trancar numa roleta ou quebrar uma cadeira (comigo já aconteceram as duas coisas), fazem toda a diferença. Pra quem é obeso, ou simplesmente está acima do peso, sabe o que é o peso de um olhar de reprovação, principalmente de pessoas que nunca te viram antes.

Enfim, depois desse primeiro post gigantesco, vou tentar postar quase que diariamente a caminhada e minhas impressões sobre todo o processo. E espero que quem tiver saco (rsrsrs) e interesse em todo esse universo bariátrico, aceito ajudas, críticas e apoio.

Bem-vindos!


2 comentários:

  1. Oie!!!!!
    Como sua amiga e irmã incondicional, fico muito, mas muito feliz por finalmente vc ter feito este blog!!!! Ninguém sabe mais do que eu o quanto é difícil p/ vc se abrir e falar dessa situação que tanto te incomoda e te deixa triste.
    Mas agora minha irmã, vc terá não só a minha ajuda e da Maju para seguir em frente e alcançar o teu objetivo, mas também de pessoas q já passaram por tudo isso.
    Nunca se esqueça Pandinha...a Tigresa que esta presa dentro em vc em breve estará se libertando.
    Um grande beijo!!!

    ResponderExcluir
  2. Estamos todos torcendo!!em breve Boa Forma e a fama te aguardam!!tenho certeza disso!!bjs Vivi

    ResponderExcluir