Iniciando a caminhada, o projeto, os alicerces do casulo!

Seja bem-vindo. Este espaço não é só meu, é de todas e todos que, assim como eu, estão caminhando e até mesmo ainda (somente) pensando em mudar de vida, de hábitos e pq não dizer de corpo! Vamos trocar idéias, desabafar, contar nossos passos e compartilhar sonhos, angustias e acima de tudo, eu me comprometo a compartilhar tb informações sobre a cirurgia e o passo-a-passo.
Bjs a todos!!

Evolução de Panda a Tigresa!

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Atualizando sem novidades!

Então... tenho sonhado muito com a ciru... com o que vem depois... até com a cicatriz eu sonhei! Lá estava eu, caminhando pelo hospital, toda faceira com aquela camisolinha sem vergonha de lá... depois me via mostrando a cicatriz pra todo mundo, toda orgulhosa da conquista pela chance de ter uma vida.
Será que sou a única que ve a cicatriz como um troféu??? Acho que não né... tomara que não...

Sei que ando viajando muito sobre isso... fazendo planos... rascunhos de planejamentos financeiros... montando listinhas de coisas como líquidos, possíveis remédios, oq vou precisar no hospital, o que vou precisar em casa... essas coisas... E to cuidando tb pra que isso não vire uma obsessão maluca pq eu sei que sou surtativa e se eu nao me cuidar piro na minha própria loucura. Até imaginando, a longo prazo, como desejo que fique meu corpo... aqui to surtando legal e atirando alllltooo messsmo... mas estilo 'Gaiola das Popozudas' entrou nas minhas possibilidades!!rsrsrs Tá, eu sei, é loucura! Mas eu acho o máximo estilo  'mulher tora'!!! Mas as bem recheadas e lindas tb estão na minha lista de modelos que vou me espelhar, mas Queen Latifah e Oprah Winfrey estão no topo!!! 



Acabei de receber uma péssima notícia... sou alarmista e ainda por cima me preocupo por antecipação... talvez dê tudo certo, como tb pode dar tudo errado... mas só sei q to pessima e nao quero mais postar hj...
Daqui a pouco vou embora, sairei mais cedo hj e compensarei meu horario amanhã... mas sinceramente to sem chão  e nao sei o q fazer...

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Anestesia, sua linda!!!

E foi assim, nesta mesma posição que eu fiquei prá realizar minha primeira endoscopia!
Foi na sexta, dia 17, ás 7hs da manhã... e lá estávamos eu e minha mana esperando a enfermeira chamar para começar os procedimentos.
Sério, prá quem está encaminhando seus exames e demais procedimentos recomendo a Santa Casa. Profissionais extremamente qualificados, prestativos e acima de tudo, super mega queridos. Todos são extremamente atenciosos e explicam tudo o que fazem, o que para pessoas ansiosas como eu é um alento e tanto!
Mas voltando ao procedimento, num primeiro momento é feita a punção da veia da mão, preparatória para receber a anestesia. Eles me deram um copinho com luftal para beber antes do proced. e a anestesista me encaminhou para a sala do exame.  Os médicos já estavam lá e tb foram super atenciosos. Ela me posicionou na maca, espirrou xilocaína em spray na minha garganta, colocou o bocal por onde é colocado o 'caninho', colocou o coisinho que monitora a pressão e batimentos cardíacos no meu dedo e pediu que eu contasse de 10 a 1 e respirasse bem fundo... só contei o 10!!!
Quando acordei, olhei pra enfermeira e perguntei se não iriam mais fazer meu exame, e ela disse que já estava pronto e que em seguida me entregaria o resultado.
Resumindo, eu tava tããããoooo grogue que minha irmã disse que até tropecinhos e dancinhas eu fiz indo até o táxi, na saída do hospital, dei mil explicações sobre o bolinho inglês que eles deram lá!
Em casa caí dura e dormi o dia todo. Acordei ás 17:30hs, meio perdida mas recuperada de tudo, e faceira por ter dado tudo certo! Amanhã posto o exame e o laudo! Tb vou colocar a ecografia!
Excelente notícia: consegui marcar a segunda consulta com Mestre Shifu pra amanhã a tarde!!! uhuuu Quero muito que ele veja meus exames e me diga quais serão os próximos passos!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Endoscopia doída ou doida!!!

Oláááááááááá enfermeiraaaaaaa!!!!!
Hoje fui fazer a ecografia de abdomen total! Prá começar tive que tomar os 4 copos de água 2hs antes do exame... beleza... tomei e aí começou a me dar vontade de fazer xixi... E NÃO PODE!!!
Aiii jesuisinho... lá fui eu pro Sta. Clara procurar o Centro de Diagnóstico por Imagem... entrei pela porta do Sta. Clara, e me dei mal! A Sta. Casa é um conglomerado de vários hospitais, entre eles o Sta. Clara. O complexo todo é interligado por dentro... subi e desci alguns lances de escada, dobrei e redobrei em alguns corredores. O problema nao foi nada disso... simplesmente eu tava me mijandoooo!!!! Caminhei apertadinha, cheguei no horario certo, 15 minutos de espera, e lá estava eu, com a médica que fez meu exame, foi extremamente minuciosa e afundou o aparelho nas minhas carninhas pra pegar a imagem dos órgãos bem nitidas, pq eles perguntaram o pq do exame e quando eu disse que era pra cirurgia ela disse q iria fazer o q eles chamam de 'especial'. Aí fiquei eu naquela maquinha minuscula... com a parte de cima da roupa toda presa no sutiã... a parte de baixo abaixo da linha da barriga...quase mostrando minha situação, com gel por todos os lados, me revirando parecia um croquete, enquanto ela me apertava com o aparelho... visão do inferno!O.o
Ainda to dolorida pq foi punk, mas muito bem feito o exame. O laudo saiu na hora, e já tá lá na pasta onde vou juntar todos eles pra levar ao Mestre Shifú, meu médico, e tá tudo certo com meus órguinhos!
Amanhã tenho a endoscopia. Depois detalho tudo aqui.
Ahhh, aviso que prá quem tem Ipê é cobrado 10% do valor do exame. Ou seja a ecografia que ficou em R$97,30, eu paguei 9,70! Muito bom e o atendimento tb é excelente. Todos são atenciosos e sei lá, pode ser impressão minha, mas depois que eu disse que era ecografia pra cirurgia, eles se demonstraram mais atenciosos ainda e o exame foi ainda mais completo. Bem bom e recomendo!

Me despeço deste post com uma fotinho da animação que me inspirou e que minha amigona foi assistir ontem!!!!



quarta-feira, 15 de junho de 2011

Fica...em jejum!! Hj tem ecografia!!!

Fica...em jejum!!! Hj tem ecografia!


E eu achei que o problema seria o jejum (sim né... qualquer cheiro gostoso no ar, dá fome!)... o problema é beber a água e não fazer xixi! Aiiii deusinho!!! Mas força na peruca, como diz a minha mana Déa.

Adorei os comentários, obrigada meninas!!!

Como eu havia dito, tudo isso é só a pontinha do iceberg... e acreditem, ele é muito maior do que se pensa. Mas como a maturidade é uma benção, hj me sinto mais segura para falar sobre isso e refletir sobre opiniões e atitudes, tanto minhas quanto as das outras pessoas, conhecidas ou não.

Mas enfim, resolvi me oganizar e escrever uma lista de coisas do tipo o que gosto de comer, tentar identificar em mim traços de compulsão alimentar que eu não acho que tenho, ou que não reconheço, mas enfim, hábitos e hobbies (sim, coisas BEMMM diferentes)... Vou fazer essa lista e depois posto aqui pra discutir com os visitantes!rsrsrs

Ontem a noite Maju e eu conversamos mais um pouco sobre todo esse processo... ela chegou a conclusão de que a angustia que ela vem sentindo tá totalmente relacionada a isso tudo... ela me pediu que acelere o processo todo pra que tudo corra bem e passe logo... mas sinceramente não vejo pq correr. Quero fazer tudo passo a passo, tranquilamente, dentro do tempo que estipulei na minha cabeça. Planejo que a cirurgia seja em fevereiro ou até mesmo março, claro que observando e rezando que todos os exames sejam excelentes, que os resultados sejam mais do que bons e que haja disponibilidade do plano em operar naquele mês. Sim, descobri que tem um nº X de cirurgias que o plano realiza por mês, só ainda não descobri quantas são, no caso do Ipê... AINDA não descobri!
Tb tô bem consciente de que não é só me operar e deu! Tem gastos 'periféricos' aí, e não são poucos. Tem que considerar: deslocamente com táxi prá cima e prá baixo, meias anti-embólicas, cinta elástica, remédios do pós e vitaminas que forem necessárias, e até mesmo pijaminha e chinelo pra internação! Tem que estar com dinheiro disponível pra tudo que se prevê e pra toda e qualquer eventualidade que possa surgir. Prá isso já to me preparando, deixando tudo em dia, pra ter recurso disponível quando de fato precisar.

Tempo ao tempo... Citando Lenine "Quando o tempo pede um pouco mais de calma... quando o corpo pede um pouco mais de alma."



terça-feira, 14 de junho de 2011

Ânsias e anseios...

Então... tô as vésperas do meu primeiro exame.. aliás o primeiro de muitos... nao sei se to nervosa, ansiosa, com frio, com calor... sei lá... nao sei nem se to me sentindo... ás vezes eu fujo do meu corpo pra simplesmente nao pensar...
Tô mal do estômago, sei lá, tava bem até que resolvi comer pão de queijo com café aqui no trabalho... ai ai ai... não deu certo não... to com azia e enjoo... sem falar que ontem cheguei em casa e nao me agasalhei... conclusão: to com uma tosse esquisita, princípio de dor de garganta e uns espirros sinistros! Como não sou boba nem nada já tomei meus remedinhos básicos! E to melhor, mas continuo morrendo!

Sei que é o primeiro de vááários exames, mas mesmo assim, 9 anos atrás não fui tao longe, não cheguei nem perto da solicitação de exames... então imaginem o q se passa na minha cabeça a essas alturas.
A situação é a seguinte: endoscopia abdominal total, com 8hs de jejum, e 4 copos de água bebidos 2hs antes do exame e nao pode fazer xixi... O q realmente tá me preocupando não é o jejum, como todos pensariam (rsrsrsrs), é simplesmente não poder fazer xixi... Oh god... como assim não fazer xixi!!!!!
Amanhã tenho que estar no Hosp. Sta. Clara, da Sta. Casa, ás 15hs, nesse vou sozinha pq nao tem nada dmais.
Maju tá indo bem no trabalho novo... em teste, mas praticamente é certo! Amanhã ela tb tem exames pra fazer, mas são os admissionais, bem no horário do meu exame. Ela meio que quis surtar pq nao poderá mais me acompanhar diretamente como queria, mas é necessário! Vai dar tudo certo!!!
Depois conto como foi essa primeira função!


sexta-feira, 10 de junho de 2011

Atualíssimo!

Agora que o blog tá devidamente colocado em dia, e vou tentar manter uma frequência dos posts, podemos prosseguir com nossa programação normal!!rsrsrsrs^
Alguém aí, que ainda não operou, já teve picos de ansiedade???? Tá, eu sei que todo o processo dá uma bruta ansiedade, mas sério, to muito tranquila...só que as vezes me pego pensando, imaginando o pré, o pós e o depois do depois do pós... aiiii é muita informação.
Semana que vem são os primeiros exames, e até lá eu to contando carneirinhos...
Tô lendo um blog/ site mega interessante sobre o pós. O Fernando, dono do espaço, narra o dia a dia com uma sinceridade muto bacana de tudo que acontece com ele, das dores aos sabores, vale a pena passar por lá! É o http://fizcirurgiabariatrica.com.br/
Tb vou colocar alguns posts sobre a cirurgia em si... vou postar um video que mostra como acontece a cirurgia Capella (amada, idolatrada, salve salve!!). As imagens são fortes, mas valem a pena!!!


Bom findi pra todo mundo pq a sexta (sua linda!) demorou muitoooo!!!





Acabando com o Marasmo - Post referente ao dia 08/06/2011

Me achando parada dmais com as coisas da cirurgia, esperando ansiosamente os dias dos exames, resolvi mexer um pouco as coisas.
Torturei a Déa, minha fiel escudeira prá fazer contatos pra mim!
O resultado foi mega positivo. Ela marcou o seguinte:

-Nutricionista (Dra. Renata Kaminski) - dia 05/07
-Cardiologista (Dr. Justos Leivas) - dia 06/07
- Psicóloga (Dra. Tanara) - dia 07/07

Uuhuuuuuuuuuuuuuu!!! Bom que seja no início do mês pq assim estarei tranquila com a grana pra pagar as consultas. O Ipê me cobre o cardio, mas mesmo assim ficou R$ 15,00. Nutri e Psico não sao cobertas pelo plano, portanto sairão do meu bolsinho. Só pras duas serão R$ 160,00 as duas especialidades (aiii dói no bolsinho... mas sei que terei compensação de tudo isso depois!).
Também me ocorreu, lendo alguns blogs amigos, que seria interessante marcar, e de fato ter o acompanhamento de um ortopedista, por motivos óbvios. Entããããão, lá fui eu torturar a Sta. Déa de novo, e ela tb está incumbida de marcar meu orto!!!rsrsrrs
Quanto ao meu amor, minha paixão foi chamada pra fazer um teste num Pub! Começou hj e quando chegou em casa e disse que sentiu ter uma grande chance de ser efetivada, respirei fundo abraçada nela e rezei prá que isso se concretize. Sei que ela tá com dois corações em ter que trabalhar ou me acompanhar integralmente nesse jornada... mas precisamos de uma renda a mais lá em casa e com os gastos das consultas e tudo que for relacionado ao 'projeto', tenho que deixar uma parte do meu dinheiro disponibilizado só prá isso...
Mesmo que ela não possa comparecer em todas as consultas e tudo mais, sei que o apoio e pq não dizer devoção e cuidados comigo continuam lá, então fico muito tranquila e segura de tantas formas que acho que nem ela sabe o quanto!

Peso da alma - Post referente ao dia 03/06/2011

Dia pesado... tristeza com algumas coisas e ainda por cima nesse dia fazem 5 anos que minha mãe faleceu, e definitivamente nunca vou me acostumar. A saudade é grande, e passei boa parte da manhã ouvindo musicas que me lembravam dela... principalmente Barry White, ela adorava.
Ontem, antes de dormir, eu e Maju acabamos nos desentendendo. O apoio que ela me dá faz diferença nesse processo, mas a compreensão de como é difícil tocar e realmente falar sobre minha obesidade, tenho muitos conflitos e vergonhas relacionadas a isso... se fosse tão simples falar sobre, tb acho que não seria tão difícil resolver, mas nada é tão fácil quanto parece e muito menos como gostaríamos. Prá mim é tabu falar sobre isso com ela, mesmo sabendo que não vou ser julgada, mas minha vergonha de tudo, de mim e do meu corpo é muito maior do que a zona de conforto que ela criou para que eu me sinta a vontade prá falar sobre isso.
Agora me peguei pensando: se eu tiver que ter forças por nós duas prá que minha cirurgia e todo o processo avance, não sei se eu consigo... eu preciso receber forças e não necessariamente distribuir...pelo menos não durante e no que diz respeito ao meu 'projeto'.

Reunião Grupo Novo Peso e 1ª consulta - Post referente ao dia 01/06/2011

31/05 - Fui a reunião do Grupo Novo Peso (http://www.novopeso.com.br/) no Hospital Ernesto Dornelles. Muito interessante e praticamente toda a equipe disciplinar estava lá. Acho isso mega importante pq sou uma criatura 'visual', ou seja, se eu bater o olho e não gostar da pessoa, aí complica. Mas o bom é que todos os médicos parecem ser muito legais e tranquilos, o que passa uma segurança totalmente necessária.

Bom, no dia 01/06 tive minha primeira consulta com o Dr. Lúcio Flávio de Oliveira, que é um dos coordenadores do grupo, ali mesmo tive a certeza de que seria o meu Mestre Shifu, responsável pelo que será a transformação do Panda em Tigresa! rsrsrs
Contei pra ele o objetivo da consulta e comentei que havia assistido a palestra do grupo no dia anterior. Ele mais do que prontamente pegou uma ficha para preencher com maiores informações e já me solicitou dois exames.
Me deu indicação imediata de cirurgia e disse que foi bom ter assistido a reunião pq assim ficaria mais fácil tirar as duvidas que eu tivesse. Tb permitiu que minha esposa entrasse junto e tb inclui-a na consulta, até pq uma das coisas que mais foi falada na reunião é o apoio dos familiares, e isso eu tenho de sobra!!
Quanto os exames, aí vão:

-Ecografia abdominal total (tb em jejum de 8hs, tem que beber 4 copos de água 2hs antes do exame e nao pode fazer xixi! AI MEU DEUSSS!!!) - dia 15/06 as 15:30hs;

-Endoscopia digestiva alta com pesquisa de H. Pylore (em jejum de 8hs, não pode estar com esmalte nas unhas, usar roupa confortável e tem que levar acompanhante, pq o exame é feito com sedação) - dia 17/06 as 7hs da manhã.
Os dois exames serão na Sta. Casa pq é um dos melhores locais e realizam praticamente todos os exames que serão solicitados, e é mais barato tb! Prá quem tem Ipê recomendo pq alguns exames são isentos.

Maju foi comigo nas reuniões e consultas, mas sinto que ela ainda tá meio confusa com tudo isso e tb com medo... Entendo esse sentimento, eu tb to com medo, mas não será por isso que vou desistir. Eu preciso, eu quero e eu vou ser 'normal'.
Acho que só assim, sendo 'normal', eu consiga uma reaproximação comigo mesma, permitir me conhecer melhor, conhecer as nuances de mim, do meu humor, e até as expressões do meu rosto, e principalmente aceitar cada pedaço de mim.
Medidas extremas trazem grandes responsabilidades, e hoje com 33 anos eu sinto que to pronta e madura prá essas mudanças. Hoje consigo entender e assumir a necessidade da cirurgia: MUDAR A MINHA VIDA PRÁ CONTINUAR A VIVER.

Pesquisa e atualização - Post referente ao dia 30/05/2011

Passei mais de 15 dias 'repesquisando', relendo e revendo as técnicas cirurgicas que se adequariam ao meu caso e a minha necessidade de perda de peso. Já conhecia muito bem as técnicas pois há mais de 10 anos venho acompanhando o desenvolvimento das mesmas, mas como dependia do SUS para realizar minha cirurgia, meu sonho meio que foi caindo no esquecimento... não pq tinha desistido, e sim pq a fila é enorme, e se não me engano hj está com 5 a 7 anos de espera, mas há 10 anos atrás esse tempo era tb um sonho... quando me inscrevi pelo SUS a fila chegava a 12 anos... imagina!
Bom, enfim eu esperei quase esse mesmo tempo pra estar na etapa que estou agora!
A primeira coisa que fiz foi um apanhado das datas de reuniões dos grupos que realizam a cirurgia aqui em Porto Alegre, e comecei a pesquisar sobre eles.
Bem, a primeira reunião que participei foi do Grupo COM - Hospital São Lucas da Puc, e no dia 30/05 foi minha consulta com Dr. Alexandre Padoin.
Ele foi muito atencioso, fez um questionário pra me conhecer melhor. Minha esposa entrou junto e ele achou ótimo, pois acabou dirigindo algumas perguntas sobre alguns dos meus hábitos pra ela. Me explicou os detalhes sobre a cirurgia (o que não é mais tããão novidade assim prá mim pq eu fiz meu 'tema de casa' e já havia lido sobre tudo q ele falou!), depois me passou pra Rejane, da equipe administrativa prá me explicar detalhes sobre o plano e tudo mais.
Pra minha tristeza, o Ipê (que é o meu plano), não cobre quase nada lá... me daria cobertura apenas ao Dr. Alexandre. A cirurgia em si, eu teria que pagar por fora, algo em torno de R$5.500,00... que nem parcelando entra dentro do meu orçamentozinho! Portanto, lá não vai rolar! Mas valeu pela atenção que ele me dispensou!
Mas tudo bemmmm... não vou desistir estando tão tranquila e tão certa da minha decisão! Outras reuniões virão!!!
Fé e muito pé no chão!!! Torcida mode ON!!!

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Começando do começo.

Só pra terem uma ideia e dispensando apresentações, meu IMC é 48,35, considerado Obesidade Grau III ou Mórbida. Ou dou um jeito logo e que seja drástico, ou daqui é só ladeira abaixo.

Voltando no tempo, nunca fui uma criança gorda, muito pelo contrario, até os 6-7 anos fui 'bem normal',mas aos 9 anos deu-se a derrocada. Do nada meu corpo passou a absorver tudo o que eu comia e rapidamente nada do que eu fazia parecia adiantar pra queimar o que eu consumia.
Minha mãe numa tentativa desesperada de refrear esse 'processo' e aproveitando que ela mesma estava em processo pra emagrecer com acompanhamento médico, repassou pra mim o que o médico dela passava pra ela, ou seja, além da dieta, eu passei a tomar remédio tarja preta (Isomerid) e entrei numa academia. Confesso que apesar dos contras que o remédio me fez passar (dá pra imaginar os efeitos que esse tipo de remédio faz no organismo de uma criança... nao dá?!), eu tava bem e meu corpo tava mudando, emagrecendo, e minha mãe tava feliz com isso. Sempre muito vaidosa, era complicado pra ela aceitar meus kgs a mais.
Enfim, depois de quase 2 anos nessa rotina, meu corpo começou a mostrar os sinais das 'loucuras' que fiz: os joelhos, principalmente o esquerdo, começaram a mostrar que os exercícíos de alto impacto, nada indicados pra minha idade, eram altamente prejudiciais. Acabei desenvolvendo um deslocamento de rótula que quase crônico, o que mais adiante me levou a ficar imobilizada por quase 1 ano em uma das vezes que isso aconteceu... e foram inúmeras.
Parei com tudo e todos os kga perdidos voltaram, e isso deu início a uma série de tentativas e fracassos, abrangendo métodos, dietas, receitas, médicos... poucos sucessos e muitas frustrações, sempre soluções temporárias pra um problema fixo.
Minha maior perda de peso foi em 2007, através do Vigilantes do Peso, consegui perder 25kgs, e fiquei saudável, frequentei academia e tudo mais... mas com os custos das reuniões semanais e demais gastos, achei que conseguiria fazer em casa e seguir emagrecendo...em vão... Todos os kgs voltaram, e como são totalmente solidários, voltaram muito bem acompanhados, e dos 25kgs perdidos engordei 29ks, em poucos meses.
No início desse ano, desloquei o joelho direito, e o desespero tomou conta. Trabalhando em dois locais, vida movimentada, e o corpo se entregando.
Uma boa notícia: em janeiro recebi um telegrama dizendo que fui convocada pra assumir meu cargo na Secretaria de Saúde do RS, passei num concurso de 2006 e fui chamada só agora...antes tarde do que nunca! Aproveitando os exames solicitados pela médica que fazia meu acompanhamento no posto de saúde, levei os mesmo para a perícia médica para o ingresso. O médico perito contestou, alegando serem saudáveis dmais...solicitou um laudo de algum médico de fora, atestando que eu estava em tratamento para emagrecer e que não representava nenhum risco para assumir o cargo. Fiquei louca com isso, mas marquei consulta com um endócrino, Dr. Rodrigo, que foi um fofo. Expliquei a situação pra ele e saí de lá com o laudo solicitado e com uma receita de Dualid (que eu ja havia tomado tempos atrás).
Comprei cheia de esperanças, e realmente emagreci 11kgs em poucas semanas, mas todos eles voltaram.
Com os dois joelhos comprometidos, costas cansadas, pés que nao aguentam mais tanto peso e auto-estima quase inexistente, ingressei na Secretaria e alguns meses depois, aqui estou, falando do meu passado e torcendo por um futuro melhor.
As únicas coisas que me mantém em pé são o amor incondicional de 2 pessoas: minha mulher, Maju, e minha irmã de coração (27 anos de amizade), Déa. São elas que não me deixam cair.
Minha esposa me enche de elogios, carinho, amor e reafirmação constante d que não tem vergonha de mim. Minha irmã me ajuda a rir dos problemas e é meu colo, meu porto seguro.
Além delas, tenho duas forças que me dão apoio totalmente necessário nessa empreitada: Carol, minha chefa, colega e amiga na ACS da Secretaria e Bel, minha amiga de alguns anos. Essas tb estão na torcida pra que tudo de certo!
Vejo a cirurgia como meu passaporte para a 'normalidade', uma vida saudável, de um dia a dia sem limitações físicas, sem receios de coisas cotidianas que para todos passam despercebidas, mas para quem vive o medo de trancar numa roleta ou quebrar uma cadeira (comigo já aconteceram as duas coisas), fazem toda a diferença. Pra quem é obeso, ou simplesmente está acima do peso, sabe o que é o peso de um olhar de reprovação, principalmente de pessoas que nunca te viram antes.

Enfim, depois desse primeiro post gigantesco, vou tentar postar quase que diariamente a caminhada e minhas impressões sobre todo o processo. E espero que quem tiver saco (rsrsrs) e interesse em todo esse universo bariátrico, aceito ajudas, críticas e apoio.

Bem-vindos!