Iniciando a caminhada, o projeto, os alicerces do casulo!

Seja bem-vindo. Este espaço não é só meu, é de todas e todos que, assim como eu, estão caminhando e até mesmo ainda (somente) pensando em mudar de vida, de hábitos e pq não dizer de corpo! Vamos trocar idéias, desabafar, contar nossos passos e compartilhar sonhos, angustias e acima de tudo, eu me comprometo a compartilhar tb informações sobre a cirurgia e o passo-a-passo.
Bjs a todos!!

Evolução de Panda a Tigresa!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

E a saga continua hj...

Oiii pessoasss.

Cata o título do post... catou?! Agora vamos falar dele... esse é em homenagem à minha psico!!!
Hj tenho o que SERIA  a ultima consulta... mas como ela quer falar com a minha esposa tudo de boa, teremos mais uma dia 27/10.
Entendi a intenção de me deixar mais do que preparada para a ciru e para as mudanças que virão depois, mas sinceramente ainda não me saiu da cabeça o fato de ela ter detectado inseguranças da minha parte.

Oi? o.O

Tá... tentando ainda entender o q aconteceu, achei esse site http://www.cidabrizola.com/index.php?view=category&id=38%3Aavaliacao-e-acompanhamento-cirurgia-bariatrica&option=com_content&Itemid=55
E achei interessante destacar esse pedaço do texto:



Para que serve o preparo psicológico para a cirurgia ?

O preparo psicológico envolve o levantamento de dados históricos pessoais e dados da história familiar permitindo que a pessoa candidata à cirurgia bariátrica possa perceber o que é pertinente ao fator obesidade eo que está sendo projetado na obesidade e na verdade não lhe pertence. Muitas vezes existem expectativas depositadas no emagrecimento que não vão ser cumpridas com a perda de peso, pois dizem respeito ao tratamento de um quadro depressivo, ansioso, ou mesmo de um processo de imaturidade diante da vida. Frustrações com os resultados cirúrgicos devido às expectativas mal colocadas tendem a colocar na cirurgia culpabilidades que não lhe cabem. Não é raro ouvir um comentário de que alguém deprimiu com a cirurgia bariátrica quando a depressão já estava na entrevista pré-operatória. O paciente deve saber que cirurgia para perda de peso não trata Pânico, Depressão ou Transtorno Bipolar. Esses transtornos devem receber tratamento paralelo à cirurgia.




O que eu conclui é o seguinte: entendo perfeitamente que a psico é uma precaução tanto prá mim que to ha anos esperando, quanto pra muitas pessoas que mal sabem do que se trata a ciru. E acreditem, conheci pessoas assim! E tive medo por elas... só 'sabem' que se corta o estomago e que se perde de 30 a 40kgs em pouquíssimo tempo...NÃO É NADA ASSIM!!
Ainda expliquei pra pessoa que eu conheci que as coisas mudam rápido sim, e que se a cabeça não acompanhar esse processo, dá tilt. O corpo certamente ficará mais magro e com isso muitas mudanças boas ocorrerão. Mas quem tá nesse processo sabe q nem tudo serão flores e pra isso a gente precisa de todo o apoio do mundo. Em casa a família é fundamental, sem eles poucos conseguem passar por tudo isso numa boa, e no âmbito clínico, a equipe multidisciplinar é essencial, e a psico tem papel super importante durante todo o processo.
Não dá pra se operar apenas com a informação de que se corta um pedaço do estomago. Tem muito mais envolvido nisso tudo. Achar que os exames são SÓ os que são solicitados, que não é NADA DMAIS uma internação de 4 a 5 dias, que os suplementos e injeções do pós não são GRANDES COISAS, é um pensamento que além de tosco é muito errado.
Tudo é importante, e tem importância. Até uma simples consulta a mais é importante e tem seu peso nesse processo.
Chamo repetidamente de 'PROCESSO' pq é assim que vejo. É um processo que envolve a familia, os amigos, os médicos e principalmente o obeso que será operado buscando uma segunda chance de viver, de começar a viver ou de simplesmente ser ele mesmo, sem medos alheios e muito menos medo dele mesmo.
É tudo muito complexo e ao mesmo tempo muito claro.
Prá mim está muito claro o pq dessa ciru ser tao importante prá mim e pra minha vida como um todo. Preciso dessa chance para voltar a viver, para voltar a me enxergar e principalmente me aceitar, para ter a chance de recuperar minha saude, para me sentir viva como mulher, enfim, me ver como 'gente' de novo. E para que tudo isso aconteça de forma concisa toda a ajuda é muito bem vinda!
Enfim pessoas, ainda to pensando em que pontos eu posso estar me sentindo de certa forma insegura, e até já inumerei alguns na minha mente, outro dia conto pra vcs quais sao eles, e de repente a psico conseguiu ver isso nas consultas. Mas, do alto da minha maturidade, e acreditem a 10 anos atras quando eu comecei a conhecer a cirurgia eu não era nada madura (achava que simplesmente qualquer açougueiro poderia cortar meu estomago, contanto que me fizesse ficar magra), posso assegurar e gritar aos 4 ventos que to mais pronta do que nunca e que esse é o meu momento de mudar e voltar a viver. E como dizia o jornalista Goularte de Andrade: 'VEM COMIGO"!!!!



Por mais que eu ame o Panda, acho que tá na minha hora de ser a Tigresa!!!










RUMO À BARIÁTRICA, NINGUÉM ME SEGURA!!!! (até pq aja bracinhos pra segurar a criança aqui né!!! Panda é panda oras!!!!)hahahahaha

4 comentários:

  1. É isso ai amiga. Brevemente uma tigresa!!!
    Adorei sei post anterior só que não consegui comentar a tempo. Mas eu também penso assim. Acho que cicatrizes são os menores dos problemas. Eu tenho 10 delas, somando a retirada da vesícula com a gastroplastia. E todas com queloide...rsrsrs
    Mas quando me perguntavam se eu não tinha medo da cirurgia eu dizia que tinha mais medo de ter um infarto, ou AVC, ou apenas dormir e ñ acordar mais. É realmente preciso ter certeza de q é isso que se quer. Alguns dias são ruins, mas na maioria são cheios de surpresas e alegrias.
    Sorte ai amiga. Bjus ^^

    ResponderExcluir
  2. Olá querida!! Isso mesmo uma TIGRESA!!!É amiga, realmente a psicologia nos colaca em xeque, mas acredito que seja por uma ótima causa, que é o preparo para a cirurgia e principalmente a pós, que parece ser a prova de fogo. A minha terapeuta, também veio com esse "papo", mas fui bem direta e mostrei que estou preparada sim e que dúvidas, e até mesmo ansiedade é do ser humano, e eu ficaria surpresa se não tivesse esses sentimentos. pronto, calou profundo...rsrsrsrs...Sorte bela, estou na torcida por vc. bjocas, Shei.

    ResponderExcluir
  3. Oi Leca! Primeiro obrigada pela atenção com o problema do meu filho. Eu tenho certeza de que é tda, por tudo o que li e tambem por que vejo que eu apresentei muitos sintomas na infancia e até hoje, só que menos intensos. O que percebo é que os professores não estão preparados, não tem informação, e me acham um galinha choca protegendo o preguiçoso... Dizem que ele teria que ser hiperativo (mas ele não é) e que o tda é burro (e não é verdade). Então tem um preconceito com ele, e eu morro de tanto sofrer. Mas pesquize e aqui tem o instituto Calvati, que tratam de tda, e vou ver se consigo levar ele lá.

    Quanto a psicóloga, eu me sinto preparada pra ela, embora tenha tido depressão, morra de anciedade e tenha diversos traumas (desenvolvi uma fobia a vaso sanitário, dessas de suar frío se não achar o bocudo "simpático", que só Deus sabe de onde veio). Mas hoje minha depressão esta bem resolvida, desenvolvi uns mecanismos de bloqueio na minha cabeça, que se algo me choca, simplesmente esqueço. Amadureci muito, coisa que não tinha e nem percebia que não tinha quando era magra. Sou feliz apezar dos pesares. E o resto são sentimentos de todo mortal, nunca vi um gordinho que não seja ancioso... E insegurança, claro, é uma mudança profunda, é tudo o que vão falar a respeito, coisas que mexem com a gente, medo do desconhecido, por mais que se ouça falar, cada caso é um caso. Então não acho que seja critério, né? Não para barrar, a não ser que tua insegurança, por exemplo, esteja em voce não querer fazer e estar fazendo por que outro te diz que voce deve (marido, mãe). Cabe a nós contra argumentar um pouco. Já fui em psicólogo que atestou que minha depressão era devido aos remédios para emagrecer, sem ouvir minha história (pra começar, sou orfã desde os cinco anos...). Claro que a psico vai sondar coisas na minha mente que talvez eu não conheça ou não admita. Mas to tranquila mesmo assim, seja o que Deus quizer... Boa sorte com a psiloca, Bjos Pandoca!

    ResponderExcluir
  4. Oi Leca vim aqui te conhecer....obrigado pela visita, e claro que vc vai ficar lindona sim, na verdade já é, estou te seguindo beijos

    ResponderExcluir