Iniciando a caminhada, o projeto, os alicerces do casulo!

Seja bem-vindo. Este espaço não é só meu, é de todas e todos que, assim como eu, estão caminhando e até mesmo ainda (somente) pensando em mudar de vida, de hábitos e pq não dizer de corpo! Vamos trocar idéias, desabafar, contar nossos passos e compartilhar sonhos, angustias e acima de tudo, eu me comprometo a compartilhar tb informações sobre a cirurgia e o passo-a-passo.
Bjs a todos!!

Evolução de Panda a Tigresa!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O exercício da humildade.

Póvis...lá venho eu com um post daqueles reflexivos!!! Mas é de se pensar mesmo!
Olha só, todos nós, depois que deixamos a barra da saia da mãe nos tornamos seres com a tal independência. E não to falando aqui só da financeira, to falando no sentido mais abrangente da palavra. Ser independente, saber onde vai e não ter q dar satisfações. Cuidar dos seus próprios atos e hábitos, sem ter que pensar se estará desagradando ou agradando alguém além de si mesmo.
E aí, no nosso caso, fofuxos e fofuxas, eis que resolvemos mudar de vida e renascer através de uma cirurgia que é considerada de grande porte e tao arriscada quanto qualquer cirurgia, talvez um pouco mais levando-se em conta que a obesidade até nisso pode atrapalhar. Mas enfim...meses de preparo, consultas e exames, e chega a cirurgia. E vc acorda da cirurgia, percebe que está viva, graças a deus, mas no meu caso,  naqueles minutos de recém chegada, eu me peguei pensando 'meu deus, o q foi que eu fiz?'... toda entubada, cheia de enfermeiros ao redor, com botas nas pernas, aparelho de medição da pressão no braço, tubos no nariz...ali bate um arrependimento. Vamos pro quarto e é aí que vc começa a entender onde foi parar a sua independência e até onde vai sua autonomia.
Ali, naquele momento pós-cirúrgico não existe essa palavra, esse conceito. Autonomia não te pertence. Independência, nesse momento, é só mais uma avenida das grandes cidades!!!
Nada... NADA vc consegue fazer sozinho!!!
Se vc não é humilde, comece a praticar, pq vai precisar. Coisas que vc faz sozinho desde pequeno, desde usar o troninho até se sentar na cama, prá tudo eu precisei de ajuda. Banho, necessidades, levantar, sentar, caminhar...sempre tinha alguém do meu lado.
Nao to sendo alarmista e nem querendo assustar quem tá chegando agora nesse nosso mundinho gastro, só que as coisas são assim, mais brandas pra alguns, que já saíram praticamente saltitando da cama (e isso eu desejo pra todos que vao se operar! um pós tudo de bom e tranquilo), mais complicadinhas pra outros, como foi o meu.
Minha esposa penou comigo nas duas primeiras noites no quarto. Levantava de 40 em 40 minutos pra fazer xixi, ela tinha q me ajudar a levantar, levar meu soro, me sentar, me secar e me levar de volta pra cama. Ela não dormiu, eu só sosseguei lá pelas 4hs da madrugada quando me davam morfina pra ver se acalmava um pouco. Durante o dia era a mesma coisa... quem tava lá comigo sofria o pênalti!
Nas duas ultimas noites, minha irmã Déa ficou lá...mesma rotina... mesma carga de cansaço. A diferença é que a questão do banheiro se tornou mais complexa, e lá estava ela firme e forte, me cuidando e amparando.
Gente, quem tá se preparando comece a preparar a pessoa que ficará com vcs tb. Sejam humildes o suficiente pra pedir ajuda, e principalmente pra contar com essa ajuda.
É o momento mais vulnerável da minha vida, e apesar de alguns altos e muitos baixos, tanto em relação a cirurgia quanto ao meu casamento, posso dizer que de tudo isso deverei levar lições de força de vontade e principalmente de humildade.

Bjsss.

9 comentários:

  1. Mais uma postagem reflexiva show de bola, fora essas imagens fooofas, liiiindas!!!!! Mas que me deixou bem preocupada. Claro que espero muito que tudo seja light no meu pós, mas e se não for? Queria contar com a ajuda só do meu marido e to morrendo de medo disso não ser possível. Com quem será que vou contar daí?
    Fora que morro de dó dele, não poderei definitivamente depender só dele. Haja exercício de humildade, pra quem passou uma vida inteira de cabeça baixa e não quer voltar pro limbo! Espero que sua recuperação fique mais suave logo, e logo voce reconquiste sua independencia!!! Bjosssssss, se cuidaaaaaaa!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia meu amor reflexivida mesmo seu post amei, seu desabafo ameii nos deixa siete do que pode ou não acontecer. sucesso sempre minha flor bjs lnda recuperação bjs no coraçãooooo

    ResponderExcluir
  3. Oi Leca. Aliás, eu iria até além, a dependência já começa antes da cirurgia, pois você precisa de acompanhante para endoscopia, para internação e conciliar agendas para fazer suas coisas, depois da cirurgia isso só se intensifica, a sensação realmente não é das melhores, mas é pensar que quem está do seu lado nessa (mesmo quando te enlouquece, rsrsrs) realmente te ama e faz isso de boa vontade (quase sempre!). Força e não se esqueça que tudo isso vai passar... Muito obrigada pelos recadinhos no meu blog e nada de traquinagem ein! rsrsrs, beijos.

    ResponderExcluir
  4. Leca....eu tô aprendendo a ser gente grande agora...deixar a barra da saia da mãe é bem complicado mesmo...ainda tô passando por um faz apenas um mÊs....mas é hora de crescer e como vc disse, humildade sempre em primeiro lugar!!!!
    é isso aí!!!
    Agora só falta a data mesMO!!!! bjs

    ResponderExcluir
  5. Ainda bem que meu pos foi tranquilo, e minha recuperação foi otima, so para tomar banho quando ainda estava com o dreno que tinha ajuda, mais no mais fui tudo otimo. Pensa que é uma fase e que vai passar. bjs

    ResponderExcluir
  6. Verdade pura! É um momento difícil mesmo e ai de nós se não tivermos alguém de confiança pra nos ajudar! Que bom que vc pode passar por isso com pessoas que te amavam ao seu lado! E que bom que esses dias são sofridos mas passam (como tudo na vida, aliás).
    Feliz ao ver vc se recuperando!

    bjão

    Fabi

    ResponderExcluir
  7. OI AMIGA, COMO SEMPRE ARRASANDO EM TEUS POSTS, FICO MUITO FELIZ EM SABER COMO VC ESTÁ, E VC CONTA OS DETALHES, AQUELES DETALHES Q REALMENTE PRECISAMOS SABE, É MUITO LEGAL.

    LINDA, TE DESEJO UM ÓTIMO NATAL E UM ÓTIMO ANO NOVO, E TE DESEJO UMA ÓTIMA RECUPERAÇÃO, E ESTARE SEMPRE TE ACOMPANHANDO TÁ?!

    BJS DA MI

    ResponderExcluir
  8. É verdade mesmo! Eu precisei de ajuda pra tudo também! Acho que nesse ponto, a cirurgia aberta nos torna mais dependentes e por mais tempo também...mas passa rápido, vc vai ver! O primeiro mês é o mais difícil, depois vem muita alegria!! Bjs

    ResponderExcluir
  9. Meu Deus Mulher....
    Você expressou sabiamente uma fase da cirurgia que as vezes relegamos a segundo plano. Mas nessa fase, a(s) pessoa(s) que nos cuida(m) merece uma medalha, o trofeu de abnegação. A minha anja foi a Jô... Quantas vezes a acordei de noite pra me ajudar a levantar e depois ainda ter que fazer minha higiene íntima. Para essa ajuda não existirá gratidão suficiente. Para as novatas, repito seu alerta: seremos como bebês, não só na alimentação, mas em várias atividades: totalmente dependente. Então, além de toda força de vontade, coragem, determinação, a HUMILDADE será fundamental.
    Um grade abraço
    Adriana

    ResponderExcluir