Iniciando a caminhada, o projeto, os alicerces do casulo!

Seja bem-vindo. Este espaço não é só meu, é de todas e todos que, assim como eu, estão caminhando e até mesmo ainda (somente) pensando em mudar de vida, de hábitos e pq não dizer de corpo! Vamos trocar idéias, desabafar, contar nossos passos e compartilhar sonhos, angustias e acima de tudo, eu me comprometo a compartilhar tb informações sobre a cirurgia e o passo-a-passo.
Bjs a todos!!

Evolução de Panda a Tigresa!

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Preconceito com conceito

Oi lindezas da minha vida!!!

Tava pensando sobre um assunto bem interessante e meus pensamentos me levaram ao preconceito.
Quantos de nós já foi vítima ou se deixou vitimar pelo preconceito dos outros?
Nosso tamanho sempre chegou antes, isso é um fato, e as pessoas não tem a mínima noção de respeito e pisam mesmo. Infelizmente nossa cultura e educação não veem o respeito como uma premissa, uma prioridade, nada merece respeito, o que dirá dos obesos. É muito fácil desrespeitar, que ao ver alheio, é gordo pq quer, pq é relaxado, pq come um boi pela perna e ainda quer a sobremesa. É mais fácil ainda rir, e muito, quando um gordo tranca nas malditas roletas, quando caminha devagar nas ruas, quando transpira mais do que todo mundo e isso numa temperatura bem amena.
É muito fácil discriminar quem tem algum tipo de dificuldade e/ ou limitação, e é mais facil ainda, sem direito algum julgar. As pessoas são muito cruéis, e não medem esforços pra mostrar e, principalmente humilhar quem é julgado e taxado como diferente, como um peso na sociedade.
E eu não sou diferente... tenho meus preconceitos sim, mas um dos mais arraigados é o preconceito contra obesos mesmo. Sim... vcs leram certo, mas vou tentar explicar meu ponto de vista. Meu preconceito é contra os obesos que são assim e se acomodam nessa condição. Simples assim.
Não aguento nem ficar muito tempo perto de pessoas que são obesas, que tem problemas de saúde sérios em decorrência dessa obesidade e mesmo assim tiram sarro de si mesmas e dizem que são assim e não podem fazer nada pra mudar. Como assim, não podem fazer nada????
Claro que a minha primeira opção, quando converso com pessoas assim, é fazer o que durante muitos anos fizeram comigo: "E cirurgia, tu não pensa não? Cortar o estomago é uma benção". Tenho uma amiga no trabalho que é um amor de pessoa, mas de uns tempos pra cá tem apresentado oscilações de pressão, e tá muito acima do peso. Sei, pelo seu jeito de andar e de se comportar que ela não tá feliz com seu corpo e com a sua imagem, mas infelizmente ela é uma dessas pessoas que tem a certeza de que nada do que fizer pode mudar isso. Ela acompanhou meu processo todo e vê meu progresso, pois todos os dias nos encontramos pra fazer um intervalo no trabalho e conversar. Esses dias ela tava mal por causa da pressão, foi ao cardiologista, e hj novamente eu toquei no assunto da cirurgia. Ela tem o mesmo plano de saúde que eu e eu ainda ressaltei á ela que se ela começasse as consultas prés agora, talvez até dezembro ela estaria operando, como foi comigo. Ela desconversou, disse que tava pensando mas que tinha muito medo, e que não se importava de ser como é. Só que eu sei que o peso é sim um peso na vida dela, e fico muito puta quando ela me diz que não tem o que se fazer. Assim como eu e muitos de nós, a cirurgia é a ultima tentativa de uma vida saudável e mais feliz. É a ultima tentativa de nos sentirmos normais e aceitos, pq lá no fundinho é isso que procuramos e queremos, aceitação. Precisamos ser aceitos pela nossa família, pelas pessoas com quem convivemos e principalmente por nós mesmos, e até isso a cirurgia nos proporciona. Aceitação da auto-imagem, imagem essa que se define com a perda de peso, imagem essa que alimenta nosso ego e nossa alma quando a encaramos no espelho, imagem que agrada á quem nos vê e sorri, ao invés daquele olhar de espanto e piedade, recebemos um olhar de admiração e até de inveja das pessoas que nos miram e não veem mais um alvo e sim uma forma concorrência. Sendo mais saudaveis e nos sentindo bonitos, ficamos mais fortes e mais convictos de nossas opiniões.


A obesidade nos tira muito e durante muito tempo, e chega um ponto em que perdemos até a voz. Paramos de nos expressar e dizer o que realmente pensamos e sentimos. Nos tira a vontade de viver, de ver e sermos vistos. Nos tira do eixo, do mundo, e de nós mesmos. Quantas e quantas vezes chorei por vergonha de mim e por não poder ser outra pessoa.
Então, sinceramente, tenho preconceito sim contra essas pessoas, conformadas e conformistas, que infelizmente continuarão obesas, doentes, mas principalmente que continuarão fechadas dentro de si, dentro de um mundo que se cria confortável e bem fechado, e solitário, triste e escuro.

Era isso gentes, só queria compartilhar com vcs esses pensamentos, e acho que não sou a única a pensar assim e sobre isso.


Meias nos pés pq as unhas estão uó! Mas catem o peso! \o/
































Bjsss.

12 comentários:

  1. Ma que que isso?
    Tirando fotos sexys agora Carolina Dickman? uahuahauhauahuah
    Se isso vazar na net, ngm vai fazer nada não.
    Quanto a esta questão de operar, é um processo muito complexo tomar essa decisão.
    Enqto a pessoa em questão não quer, não há o que ser feito.
    Que dá vontade de fazer o mundo comer uma colherinha da sua alegria e tomar atitude, dá!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Beijos Gloooooooooooooooooooooo!

    ResponderExcluir
  2. Achei teu post muito bem escrito e bem argumentado tbm, assumindo o que tu pensa como um preconceito. É muito difícil perceber que cada um tem um caminho nessa vida, pq o nosso caminho sempre parece o correto pra todo mundo que tem os mesmos problemas. Mas essa questão da obesidade é tão tão complexa que não há apenas um caminho, há diversos e pra muitos nem há caminho de saída, pq de fato a pessoa morrerá obesa. Cada um precisa se encontrar e seguir o seu caminho, mesmo que fora da cirurgia. E eu creio que há felicidade dentro da obesidade sim, uma felicidade limitada, pq claro que todas nós que já visitamos a obesidade mórbida sabemos que ela jamais passa em branco, mas é possível ser feliz sim com ela. Eu nunca deixei de ser aceita e feliz, pq sempre encontrei pessoas que me aceitaram como eu era e sem julgamentos. Só que nesse país preconceituoso que vivemos, isso é mt raro, a maioria dos gordos padece demais da conta. Mas imagina se todo mundo (quem realmente te importa na vida) te aceitasse e te amasse sem te cobrar nada, sem te julgar. As limitações físicas da obesidade seguiriam, mas sem a pressão psicológica tudo muda e fica mais fácil viver. A pessoa encontra uma zona de conforto. É preciso analisar cada contexto, cada motivo que leva a pessoa pra um ou outro caminho, nada pode ser generalizado. E, vamos combinar, é tudo questão de opinião, de vivencia pessoal mesmo. De qualquer modo, acho que tu mostrou teu ponto de vista sem ofender quem pensa diferente, por isso gostei e comentei, apesar de não concordar! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. eu tbm me pego pensando assim tbm leca e as vx ao tentar muitas pessoas obsas, ela vem com sete pedra na mão e sabe sabe o quanto a gente só quer o bem, eu perde uma amiga pra obsidade, pq ela ja ava gigantesca a e ñ fazia nada pra mudar, vontade até ela tinha mas ñ tinha força pra levar a frente e deixou a chegar no ponto stremo, e faleceu com obsidade extra morbida , e varias doenças a ssociada a ela. Talves se ela escultasse alguém hj ela taria viva....

    Leca a amei a fotinha com a maju, vc estar super sexy nesta foto, melher vc é uma mulher super sexy e lindaaa, seu pesinho tha mega lindo ja ja vc se lira dos 3 digitos parabéns amiga sucesso na sua caminhada

    ResponderExcluir
  4. agora cada mergulho é um flash né!
    realmente conheço pessoas assim bem conformadas,vc disse tudo nesse post.agente no fundo procura aceitação...pelo menos comigo foi assim.
    também ganhei uma balancinha dessas digitais da mamis de dia das mães...são ótimas.bjs
    2012embuscadeumequilibrio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. tb penso assim,, é desse jeirto, temos qu nos controlar e ensinar as pessoas a respeitarem as diferenças.

    Amei o presentinho, mas o choco isso não me pertence mais, kkkkkkkkkkkk

    Bjus!!!

    ResponderExcluir
  6. Ai amiga tu falou tudo sabe! Eu também ando irritada de perceber isso como pode???????? O pior é ver como existe pessoas com problemas emocionais.... sim porque , obesidade tem um fundo... emocional.... certo?! aiii como é dificil!!!!! - Vamos marcar mesmo de nos encontrarmos, e combinar pra irmos ver a Júju! bjssssss

    ResponderExcluir
  7. Oi Leca!
    Primeiro, amei o presente controverso da Maju, KKKK!!!
    A ultima foto, como voce ta bonita! Parabens menina!

    Sobre o preconceito: eu tambem sinto isso. Da uma irritação tão grande!!! O piór é quando a pessoa te repudia ao máximo por ter feito e ainda diz "Prefiro mil vezes ficar como to do que fazer "isso" com o meu corpo". Eu já disse isso!!! Mas então tá Cláudia, senta lá... Infelizmente como algumas ja citaram acima, a gente pode gastar toda a nossa saliva com a pessoa, enquanto ela mesma não decide mudar, nada a fazer.

    Bjocasss Pandoca, bom domingo!!!

    ResponderExcluir
  8. Eu achei que só eu pensasse assim kkkkkk. Infelizmente as pessoas demoram a perceber eu venho trabalhando uma prima minha, ela acha que não precisa de cirurgia, que está bem, mas não é bem assim, mas demorou pra eu me conscientizar também, então dou tempo a ela.
    Quanto a foto com seu amor, eu fico a cada dia mais comovida com esse amor lindo entre vocês, que Deus conserve sempre, e você tá muito gata, você e a Jói são minha fonte de inspiração!!! Beijos

    ResponderExcluir
  9. Flor vim convidar vc p participar do Projeto Barbie 2012 - p as meninas q operaram,q vão operar esse ano ou q chegarão em sua meta em 2012... bjsss

    http://xaneleborboleta.blogspot.com.br/2012/05/projeto-barbie-2012-xanele.html

    ResponderExcluir
  10. Menina...estás um arraso!!! rsrs Bjs

    ResponderExcluir