Iniciando a caminhada, o projeto, os alicerces do casulo!

Seja bem-vindo. Este espaço não é só meu, é de todas e todos que, assim como eu, estão caminhando e até mesmo ainda (somente) pensando em mudar de vida, de hábitos e pq não dizer de corpo! Vamos trocar idéias, desabafar, contar nossos passos e compartilhar sonhos, angustias e acima de tudo, eu me comprometo a compartilhar tb informações sobre a cirurgia e o passo-a-passo.
Bjs a todos!!

Evolução de Panda a Tigresa!

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Pensamentos e comportamentos

Sabe aqueles dias que acontece uma situação que te obriga a uma reflexão bem básica de tudo? Pois então... já deveria ter postado isso, mas o meu bom amigo DDA me fez esquecer! Mas vamos lá.
Dia desses estava eu na minha redondice, pensando na vida, esperando o ônibus, quando passou uma menina... é...ãhn...digamos recheada como eu, e na hora pensei "Ela é maior do que eu". Imediatamente após esse pensamento tosco acabei concluindo que não tinha nada a ver, que ela não era maior do que eu e sim tão grande quanto. Esse pensamento foi extremamente preconceituoso, mas é inevitável. Sei que não sou e não serei a única a pensar isso quando vê outro gordinho na rua. É inevitável pensar, comparar e intimamente torcer pra que a outra pessoa seja maior, ou tenha algo de 'defeituoso' a mais do que nós. Pq somos assim? Eu não sei. Mas acaba se tornando natural esse 'olhar crítico' sobre outros que são iguais e que se encontram nas mesmas condições.
Talvez isso aconteça simplesmente pq já somos bombardeados segundo a segundo com imagens com as quais deveríamos parecer que acabamos nos achando no direito de bombardear outros tb. Esse pré-conceito (que é sim um preconceito) concebido sem direito nenhum acaba se tornando cotidiano e até quem não está fora dos padrões de magreza e gostosura acaba se tornando alvo. Quantas vezes a gente não vê uma menina toda magra, toda boa e pensa "putz, que roupa péssima", "que cabelo mais horroroso", e até nos atrevemos a pensar "humpf, é magra dmais pro meu gosto".
Sério, quem somos nós pra olhar torto pros outros?! Eu digo e repito: somos aqueles que são alvos constantes, mesmo quando queremos muito passar despercebidos.
Ainda assim, fico pensando pq de todos esses olhares e essas medidas. De novo respondo com um posicionamento bem pessoal, mas que tenho certeza, no fundo, bemmmm lá no fundo, não é 'privilégio' só meu: criticamos antes de ser criticados. Isso é um fato. Muito mais fácil atacar pressupondo que seremos atacados. Sei lá, numa reflexão pessoal e que quero compartilhar, não me vejo culpada por pensar assim, mesmo sabendo que não é certo. É como rir de mim, já sabendo que vão rir. Faço a piada, me 'gongo' e rio antes de todos. Quem acompanhar e rir, já estará 'atrasado'. Assim, mesmo sendo um sorriso amarelo, pq nem todas as piadas são assim tão engraçadas quanto as pessoas pensam, acabo tirando a graça de onde muitas vezes nem graça tem.
Fica cada vez mais complicado não atacar pq nem sempre sabemos as intenções de quem se aproxima. Nunca sei quando a pessoa chegará numa boa, sem intenção nem piadinha, ou quando simplesmente quer ser gentil. Depois que atingimos um certo 'tamanho' é difícil aceitar gentilezas, principalmente estranhos.
Aliás, vamos combinar que gentilezas se tornam raras depois que adicionamos um 'G' a mais nas roupas... imagina então quando são vários 'G's. Acrescentamos letras nos nºs das roupas e diminuimos a vontade de ter contato com outras pessoas. Socializar não faz mais parte da nossa listinha de tarefas. Fazer amigos e ficar perto dos poucos que temos tb não é a tarefa preferida. Sei disso por mim. Tenho algumas poucas amigas que não tenho nem vontade de rever pq não quero nem saber como elas me veem, ou ver nos olhos delas como de fato estou. É assim que acontece, a gente vai se escondendo de todos e se preservando de olhares e comentários maldosos, mesmo sendo de amigos, conhecidos, ou até mesmo familiares. Essa ultima categoria então, quando dá pra ser maldosa, sai de perto né?! Quem nunca passou por um momento no mínimo constrangedor por causa de algum comentário, ou até mesmo um olhar vindo da família, levanta a mão. Não vejo muitas mãos. Todos já passamos por isso. E foi a partir de cada momento como esse que começamos a nos defender, mesmo daqueles que na verdade nem deveriam nos atacar. Cada defesa levantada é uma barreira, uma camada que colocamos ao nosso redor pra que as pessoas não nos magoem mais do que nós mesmos.
Ainda to aprendendo a regredir meu próprio preconceito em relação aos recheados como eu. Sim, admito meu preconceito. E to trabalhando diariamente nisso já faz um tempo. Mas ainda tenho um longo caminho a percorrer, começando por mim. Tenho que rever meus próprios conceitos em relação a mim e depois aprender a lidar com os outros.
Desabafo, lição, texto ou simplesmente um pensamento, tá aqui, registrado pra ler e repensar sobre tudo.

E fica a pergunta: E vc que tá aqui visitando esse nosso cantinho,
como lida consigo e com todos?




P.S.: Prá fechar com chave de ouro, vou postar uma frase que o meu amor disse ontem e que sinceramente eu achei o máximo: "Pra que tomar no cu se o homem fez o copo??" Achei engraçado pencas, mas sinceramente é de se pensar!!!rsrsrsrsrsrsrs

5 comentários:

  1. Oie!!!!
    Hoje você está profunda...desde de muito nova eu passei por muitos momentos de preconceito,e em alguns momentos ainda passo, voc sabe, e te digo que "Todas" as pessoas tem o seu lado "Ruím e Preconceituoso". Isso faz parte da índole do ser humano, por mais q tentemos, não adianta, é automático, o preconceito aparece e a sua mente já começa: ela é muito feia, é magra demais, o rosto é lindo mas o corpo...é gay, é isso, é aquilo e assim vai. Felizes são as pessoas que conseguiram passar por cima disso e q aprenderam a lidar com esse tipo de coisa.Algumas eu superei outras não (e isso é normal).
    Mais felizes ainda, são aquelas que mesmo sofrendo o preconceito tem a sorte de ter ajuda e apoio de outras que gostam delas do jeito que são, e você minha irmã é uma dessas felizardas...tanto eu quanto a Maju e acredito que todas essas meninas que estão te acompanhando nesta sua saga para conseguir se operar, estamos aqui para te apoiar e te ajudar a superar e trabalhar mais esse dilema.
    E não se preocupe, TODO MUNDO É ASSIM!!! Mente ou simplismente não admite quem diz que não é, espero que isso te sirva de consolo...fique tranquila.
    Bjinhos p/ vc!!!

    ResponderExcluir
  2. Caraca menina...Sabia que eu me sentia exatamente assim??? Tanto em relação a mim como aos outros "recheados" como vc diz. Confesso que isso muda depois da cirurgia. Hoje vejo os recheadinhos e fico pensando: Poxa, como eu queria poder fazer por eles o que a cirurgia fez por mim. Dzer que existe uma solução, sabe...
    Mas ainda me pego com preconceitos sim, até comigo mesma, tipo quando vou sentar nas cadeiras de plástico, fico com medo de quebrar e tal...As vezes é engraçado...Ainda acho que elas não vão me aguentar. kkkkkk
    Mas é isso. Natureza humana é osso...Fazer o que né. Bjus amiga. Adorei seu texto introspectivo. ^^

    ResponderExcluir
  3. Oi Leca!!
    Obrigada por toda a força, de verdade!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá! Hoje comecei a ler o seu blog e achei muito interessante. Assim como vc estou no meu processo para a cirurgia. Tenho IPE, só não tenho o PAMES.Hoje meu marido não precisou trabalhar por causa do feriadão e foi fazer prá mim. Por isso que vai demorar no mínimo 6 meses pois tem a carência. Como você também, estou com acompanhamento com o grupo novo peso. Queria muito conversar mais com vc sobre tudo isso... Dia 11-10 tenho três consultas do grupo.
    Que legal encontrar alguém que está no processo ainda como eu.
    Juntas vamos vencer!\o/ \o/
    Vai dar tudo certo!
    Felicidades
    Fernanda

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do seu texto, traduz muito bem como me sinto e me vejo. Sempre mascarei o preconceito dos outros na minha cabeça. Sou aquele tipo de pessoa que jamais diz "eu sou gorda" e sim "eu estou gorda"... Mas tenho cravados na memória cada olhar de pena, de reprovação, de jubilo... Esses dias postei uma foto no orkut segurando um bolo de aniversário. Aí minha tia que considero a mais querida e compreensiva postou o seguinte comentário "É uma delícia, mas engorda..." Não sei se foi maldade, se foi um tipo de alerta, se foi sem intenção nenhuma. Mas fiquei triste, pois é um ambiente publico o bastante para gerar varias conversinhas... E me fez pensar que não adianta me esconder, se a cirurgia não acontecer, não aguentarei muito tempo fingindo que não é comigo... E claro que somos tambem preconceituosos, é meio inevitavel, somos tão agredidos. Mas essas situações todas nos fazem pessoas melhores, não melhor que os outros, superiores, mas melhores. Acredito ser um processo que passamos para que se cure em nós coisas que não seriam curadas de outra forma. Eu, por exemplo, aprendi a partir da obesidade a brincar mais, rir mais, ser menos orgulhosa, não me levar tão a sério. A obesidade me amadureceu e eu sou imensamente grata por isso... Bjos Leca, força!!!

    ResponderExcluir