Tava pensando sobre um assunto bem interessante e meus pensamentos me levaram ao preconceito.
Nosso tamanho sempre chegou antes, isso é um fato, e as pessoas não tem a mínima noção de respeito e pisam mesmo. Infelizmente nossa cultura e educação não veem o respeito como uma premissa, uma prioridade, nada merece respeito, o que dirá dos obesos. É muito fácil desrespeitar, que ao ver alheio, é gordo pq quer, pq é relaxado, pq come um boi pela perna e ainda quer a sobremesa. É mais fácil ainda rir, e muito, quando um gordo tranca nas malditas roletas, quando caminha devagar nas ruas, quando transpira mais do que todo mundo e isso numa temperatura bem amena.
É muito fácil discriminar quem tem algum tipo de dificuldade e/ ou limitação, e é mais facil ainda, sem direito algum julgar. As pessoas são muito cruéis, e não medem esforços pra mostrar e, principalmente humilhar quem é julgado e taxado como diferente, como um peso na sociedade.
E eu não sou diferente... tenho meus preconceitos sim, mas um dos mais arraigados é o preconceito contra obesos mesmo. Sim... vcs leram certo, mas vou tentar explicar meu ponto de vista. Meu preconceito é contra os obesos que são assim e se acomodam nessa condição. Simples assim. Não aguento nem ficar muito tempo perto de pessoas que são obesas, que tem problemas de saúde sérios em decorrência dessa obesidade e mesmo assim tiram sarro de si mesmas e dizem que são assim e não podem fazer nada pra mudar. Como assim, não podem fazer nada????
Claro que a minha primeira opção, quando converso com pessoas assim, é fazer o que durante muitos anos fizeram comigo: "E cirurgia, tu não pensa não? Cortar o estomago é uma benção". Tenho uma amiga no trabalho que é um amor de pessoa, mas de uns tempos pra cá tem apresentado oscilações de pressão, e tá muito acima do peso. Sei, pelo seu jeito de andar e de se comportar que ela não tá feliz com seu corpo e com a sua imagem, mas infelizmente ela é uma dessas pessoas que tem a certeza de que nada do que fizer pode mudar isso. Ela acompanhou meu processo todo e vê meu progresso, pois todos os dias nos encontramos pra fazer um intervalo no trabalho e conversar. Esses dias ela tava mal por causa da pressão, foi ao cardiologista, e hj novamente eu toquei no assunto da cirurgia. Ela tem o mesmo plano de saúde que eu e eu ainda ressaltei á ela que se ela começasse as consultas prés agora, talvez até dezembro ela estaria operando, como foi comigo. Ela desconversou, disse que tava pensando mas que tinha muito medo, e que não se importava de ser como é. Só que eu sei que o peso é sim um peso na vida dela, e fico muito puta quando ela me diz que não tem o que se fazer. Assim como eu e muitos de nós, a cirurgia é a ultima tentativa de uma vida saudável e mais feliz. É a ultima tentativa de nos sentirmos normais e aceitos, pq lá no fundinho é isso que procuramos e queremos, aceitação. Precisamos ser aceitos pela nossa família, pelas pessoas com quem convivemos e principalmente por nós mesmos, e até isso a cirurgia nos proporciona. Aceitação da auto-imagem, imagem essa que se define com a perda de peso, imagem essa que alimenta nosso ego e nossa alma quando a encaramos no espelho, imagem que agrada á quem nos vê e sorri, ao invés daquele olhar de espanto e piedade, recebemos um olhar de admiração e até de inveja das pessoas que nos miram e não veem mais um alvo e sim uma forma concorrência. Sendo mais saudaveis e nos sentindo bonitos, ficamos mais fortes e mais convictos de nossas opiniões.
A obesidade nos tira muito e durante muito tempo, e chega um ponto em que perdemos até a voz. Paramos de nos expressar e dizer o que realmente pensamos e sentimos. Nos tira a vontade de viver, de ver e sermos vistos. Nos tira do eixo, do mundo, e de nós mesmos. Quantas e quantas vezes chorei por vergonha de mim e por não poder ser outra pessoa.
Então, sinceramente, tenho preconceito sim contra essas pessoas, conformadas e conformistas, que infelizmente continuarão obesas, doentes, mas principalmente que continuarão fechadas dentro de si, dentro de um mundo que se cria confortável e bem fechado, e solitário, triste e escuro.
Era isso gentes, só queria compartilhar com vcs esses pensamentos, e acho que não sou a única a pensar assim e sobre isso.
Meias nos pés pq as unhas estão uó! Mas catem o peso! \o/ |
Bjsss.